Essa é uma dúvida frequente entre os pacientes que desejam melhorar a estética da região abdominal.
A lipoaspiração é indicada para casos em que o volume abdominal seja decorrente da gordura localizada que fica abaixo da pele - lembrando que é diferente da gordura visceral (que fica dentro da cavidade abdominal, ao redor dos órgãos).
Através da lipoaspiração conseguimos retirar essa gordura que está em excesso, melhorando o contorno corporal. A gordura retirada pode ser colocada em outras regiões do corpo, pelo procedimento chamado lipoenxertia, para adicionar volume em áreas como a região glútea, para aumento de volume, melhora do contorno, tratamento da depressão trocantérica (afundamento da região lateral do bumbum).
Para casos com flacidez de pele, excesso de pele, diástase dos músculos retos abdominais, a abdominoplastia provavelmente é o melhor procedimento a ser indicado. Com essa cirurgia é possível tratar o afastamento dos músculos, remover o excesso de pele, que causa volume na região abdominal. A lipoaspiração pode ser associada a abdominoplastia para tratamento da gordura localizada do dorso, flancos, braços e coxas.
É importante ressaltar, que em alguns casos, quando existe flacidez muscular e alteração de postura, pode ser indicado o tratamento com fisioterapia para fortalecimento da musculatura da região abdominal e correção da postura, como forma complementar a cirurgia e para a obtenção de melhores resultados.