A sudorese excessiva localizada, principalmente na palma das mãos, axilas, face e planta dos pés, é uma condição que atinge entre 3 a 5% da população mundial. Apesar de não ser prejudicial à saúde física, causa grandes transtornos no dia-a-dia e psicológico dos seus portadores, que muitas vezes precisam usar toalhinhas a todo momento para secar as mãos ou trocar de camisa durante o dia para que a conhecida marca da pizza nas axilas não seja vista pelos outros.
Um dos tratamentos para a hiperidrose é a cirurgia de simpatectomia, que consiste na secção e isolamento dos nervos que são os responsáveis pela sudorese excessiva. Esses nervos estão localizados na região torácica em frente às costelas. De acordo com o tipo de hiperidrose é realizada a secção de um nervo, por exemplo, no caso da hiperidrose de palma de mãos, realizamos a secção do nervo localizado entre a terceira e quarta costelas dos dois lados do tórax.
O procedimento é realizado por videocirurgia e dura cerca de uma hora. O paciente recebe alta no dia seguinte pela manhã e é recomendado um repouso de 3 a 5 dias a depender da atividade profissional de cada um. Alguns pacientes sentem-se bem para retornar ao trabalho no dia seguinte, principalmente atividades de escritório que não envolvem esforço. Profissões que exigem mais esforço físico geralmente recomenda-se o retorno após 7 a 15 dias, a depender de cada caso. Os resultados com a cirurgia geralmente são sentidos nos primeiros dias, com o paciente não apresentando a sudorese excessiva nas regiões que o incomodava.
A simpatectomia para tratamento da hiperidrose está incluso no rol da ANS de tratamentos em saúde e é coberta pelos planos de saúde. Pacientes que sofrem dessa condição devem buscar o cirurgião torácico para avaliação e decisão sobre a melhor forma de tratamento.