O Câncer de Mama é um dos mais prevalentes na população feminina. Dados do INCA de 2020 apontam estimativa de cerca de 2,3 milhões de novos casos de câncer de mama em mulheres. Por isso, a importância de realizar o acompanhamento e o rastreamento com o médico especialista.
Algumas pacientes com esse diagnóstico terão indicação de realizar a cirurgia de mastectomia, para tratamento da doença, que é a cirurgia na qual se retira todo o conteúdo ou volume mamário.
Uma vez indicada a mastectomia, as pacientes que têm o desejo de reconstrução podem realizar uma consulta com o Cirurgião Plástico para avaliar as possibilidades de cirurgia de reconstrução.
Em alguns casos, a reconstrução pode ser realizada logo após a mastectomia, ou seja, no mesmo tempo cirúrgico. Em outros casos, é indicado que primeiro se realize a cirurgia e o tratamento do câncer e, posteriormente, a cirurgia de reconstrução.
É importante frisar quando existe o desejo de realizar a reconstrução, a consulta com o Cirurgião Plástico é fundamental para entender como a reconstrução pode ser realizada, quantas cirurgias podem ser necessárias, quais resultados podem ser conseguidos e os riscos.
Informação de qualidade, transparência, segurança e confiança no profissional que pode te auxiliar nesse processo são essenciais para essa tomada de decisão.
Portanto, o período mais adequado para realizar a reconstrução irá depender da indicação médica e da vontade da paciente em realizar essa cirurgia.